Olá Minna!!
Hoje vou falar um pouco sobre Visual Novels e dar a minha opinião sobre eles.
Para quem não sabe fica aqui uma breve explicação do que isto se trata:
Oraaaa bem,
Visual Novels (VNs) são um género de jogos muito comum no Japão.
O foco maioritário deste género é o enredo, o jogador acompanha a história por imagens, uma caixa de texto e musica como é óbvio, em casos raros tem cenas gravadas com actores reais.
Na maioria das vezes a história é narrada na primeira pessoa pelo personagem principal que ao longo do enredo terá que fazer decisões que afectaram o decorrer da história, dito isso é escusado dizer que terá vários finais mediante as escolhas que fizeram...
Em suma podemos dizer que são filmes ou livros interactivos, que deu origem ao nome Visual Novel (VN).
Em termos de jogabilidade não há nada mais simples, clicar para avançar texto e clicar para fazer escolhas.
A maioria dos temas destes jogos focam-se no romance, mas existem outros que optam por outros géneros como ficção cientifica, terror e fantasia, estes são os mais comuns de se encontrar.
Falando um pouco mais sobre conteúdo, nos VNs para a plataforma PC, especialmente os que são criados por grupos amadores, contém muitas vezes cenas eróticas e fanservice. Já os que são para consolas, são mais voltados para todas as idades. Existe um 3º caso onde o jogo é lançado sem conteúdo adulto, mas depois é lançado novamente com cenas para maiores de 18 anos.
Voltando à parte das escolhas, o jogador é confrontado com certas decisões em partes-chaves do jogo que irão mudar o rumo da história, isso pode originar bons finais, maus finais ou até mesmo game over em alguns casos.
Agora darei a minha opinião:
Os VNs são um bom método de entretenimento e todos os que joguei tinham uma história incrível, foram horas muito bem passadas.
No final costuma ter sempre cenas... vá... escaldantes digamos (ahah) sinceramente nem me importei, pois diferente do ecchi e do hentai, a história foi construída solidamente no que diz respeito ao romance entre as personagens, por isso não me faz confusão.
Em suma, gosto, aprecio, recomendo e vou continuar a jogar mais títulos!
Um bom exemplo de um jogo VN é Fate/Stay Night desenvolvido pela Type-Moon escrito por Kinoko Nasu e ilustrado por Takashi Takeuchi.
Deixo então algumas imagens deste VN para entenderem melhor do que falei.
Espero que gostem :3